Como fazer seu próprio mini estúdio fotográfico

Para aqueles que não podem gastar muito comprando um mini estúdio fotográfico ou investir nos melhores acessórios, podem montar seu próprio mini estúdio fotográfico. É extremamente fácil e barato, não tendo segredos e nem havendo necessidades de gastar grandes quantias de dinheiro.

Materiais necessários

Há alguns materiais que vão ser necessários para a construção do seu mini estúdio fotográfico. Porém, são materiais baratos e podendo ser encontrados dentro de sua própria casa.

Você vai precisar, primeiramente, de:

  • Uma caixa de papelão
  • Uma caneta
  • Uma tesoura
  • Uma fita crepe
  • Algumas folhas de papel de seda ou de papel manteiga
  • Algumas folhas de E.V.A ou de cartolina
  • Uma régua

Passo a passo de como construir seu próprio mini estúdio fotográfico

Para começar, pegue a caixa de papelão e corte fora as abas de alguma das extremidades da caixa.

Depois de cortá-las fora, faça uma margem que tenha 5 cm na lateral da caixa. Após esse passo, corte fora essa parte também e repita o mesmo processo para as outras três laterais da caixa.

Depois de recortar as laterais da caixa, pegue a folha de papel de seda ou de papel manteiga e cole uma folha nas bordas com a ajuda da fita crepe.

Faça o mesmo no lado oposto da caixa ao que você colou a primeira folha.

Na extremidade superior também vai ser necessário colar uma folha de papel de seda ou papel manteiga com a fita crepe.

Depois de colocar a folha de papel de seda ou papel manteiga em todas as extremidades da caixa, usando fita crepe, é a hora de colar a folha de E.V.A ou de cartolina no fundo da caixa, também utilizando a fita crepe.

E pronto, está feito seu mini estúdio fotográfico. Sinta-se à vontade para decorá-lo da forma que desejar e que combinar com o trabalho que você vai realizar.

Para fotografar, coloque duas luminárias nas duas laterais da caixa, viradas para o mini estúdio fotográfico.

Algumas dicas para conseguir utilizar o máximo do seu mini estúdio fotográfico

Depois de terminar de fazer seu próprio estúdios fotográfico e sem gastar muito, é a hora de fotografar bastante e, claro, cuidar do que você construiu.

Evite ficar mudando seu mini estúdio fotográfico de lugar. Prefira deixa-lo em algum local fixo na sua casa. Isso ajuda a conservar seu mini estúdio, sem correr o risco que ele desmonte com o tempo. Além disso, você já vai saber o ângulo certo das luminárias para que elas ofereçam a iluminação desejada. Então é só acendê-las e fotografar, sem precisar toda vez ficar fazendo testes.

Outra dica sobre a iluminação é usar somente lâmpadas que sejam fluorescentes e de cor fria, pois esse tipo fornece uma luz agradável e natural. As lâmpadas que são incandescentes fornecem uma luz que fica um pouco artificial, pois possuem um tom de amarelo que interfere facilmente na cor do que você está fotografando.

E por último, sempre cubra seu mini estúdio para evitar sujeiras no fundo.